Gerando ruído na rádio peão!

Posted on: Tuesday, Oct 1, 2013

Comunicação interna

Novo post do Periskópio para a Ciranda de Blogs, projeto que busca fomentar a área de comunicação com diversos pontos de vista a cerca de um mesmo assunto. Essa semana o tema é Comunicação Interna.

Como já mencionado em um recente post do Periskópio para a Ciranda de Blogs, é extremamente importante que a marca tenha a ciência de todos os stakeholders que estão envolvidos no ciclo de fabricação, distribuição, consumo e descarte do produto ou serviço. Um destes stakeholders de grande importância, mas muitas vezes ignorado, é o público interno, formado pelos funcionários contratados ou terceirizados da empresa.

Como representantes diretos da marca para todos os seus amigos e familiares, o que este stakeholder propaga afeta diretamente a imagem de sua empresa contratante, principalmente porque o que este funcionário afirma é potencialmente mais preciso e relevante que até mesmo o que se vê nos veículos de comunicação. Sendo assim, os funcionários podem acabar com a credibilidade de uma empresa muito mais rápido e cruelmente que qualquer matéria jornalística sensacionalista.

As redes sociais possuem um papel importante no mundo atual, permitindo que a própria empresa monitore o que se fala sobre si e quem são seus propagadores, detectando focos de insatisfação dentro de seu próprio corpo de funcionários, abrindo a possibilidade de reconquistá-los ou mesmo de dispensá-los caso eles não apresentem mais sinais de que podem voltar a acreditar na empresa e propagar as verdades boas, sem se focar em fatos ruins ou polêmicos.

Outra ameaça é a conhecida “rádio peão” ou “rádio corredor“, paradigma social em que boatos se espalham entre colegas, muitas vezes quando nenhum dos envolvidos possui dados completos sobre o assunto corporativo discutido – o nível hierárquico, tempo de casa ou proximidade com pessoas-chave sempre garante mais poder de influência aos espalhadores de boatos, atacando a empresa por dentro. Um case muito interessante é o da Net (veja aqui), realizado pela In Press.

Outro case interessante de esforço de comunicação interna é o da GE, com sua estratégia de comunicação multiplataforma:

Há um blog muito interessante voltado apenas a este assunto, o Comunicação com Funcionário – vale a pena acompanhar!

Saiba mais sobre Comunicação Interna em:

A Ciranda de Blogs é um projeto independente com o intuito de unir blogueiros de comunicação para refletir sobre alguns temas da nossa área. Conheça mais sobre o projeto em nossa Fanpage e faça parte dessa Ciranda.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail