A convergência das máquinas pelo NFC!

Posted on: Friday, Aug 30, 2013

Novo post do Periskópio para a Ciranda de Blogs, projeto que busca fomentar a área de comunicação com diversos pontos de vista a cerca de um mesmo assunto. Essa semana o tema é Mobile Marketing.

Sabe-se que os smartphones estão proliferando e substituindo rapidamente os telefones celulares convencionais – os smartphones responderam por 51,8% da venda global de telefones celulares no segundo trimestre de 2013, superando as vendas de feature phones (como são conhecidos os celulares sem funções multitarefa). Este é um novo mundo, onde todas as oportunidades convergirão para o nanocomputador que funciona nos smartphones. Porém, este ano de 2013 está anunciando uma forte tendência: a tecnologia vestível.

Seja através do Google Glass e seus futuros concorrentes, os smartwatches, braceletes, joias e até tênis, o consumidor vestirá dispositivos que se comunicam e transmitem/recebem dados, inclusive junto ao poderoso smartphone do usuário. Uma das tecnologias que proporcionará esta integração da tecnologia vestível e dos smartphones provavelmente será o NFC.

Ainda muito embrionário no Brasil, o uso do NFC é muito conhecido pelas transações bancárias que tecnologias como o Square e o Google Wallet permitem – no Brasil, alguns bancos já estão realizando seus testes, mas questões de segurança e integração de interfaces ainda atrasam seu lançamento massivo, embora o PagSeguro já esteja comunicando sua tecnologia NFC para m-payment. Porém, o NFC serve para muito mais funcionalidades que o m-payment, abarcando toda e qualquer transferência de dados de um aparelho a outro (desde que, claro, ambos tenham a tecnologia NFC). Pode ser entre smartphones, tecnologia vestível, máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, eletrodomésticos, veículos, catracas, vending machines e o que mais puder possuir esta tecnologia.

Tempos atrás nós abordamos aqui no Periskópio uma ação interessantíssima que uniu NFC a uma causa social (releia aqui), da Grabarz & Partner para a World Food Programme. São iniciativas assim que auxiliam na mesclagem do mundo físico ao digital, criando a verdadeira experiência phygital que certamente fará parte do futuro.

Uma ação 100% eficaz e impactante foi realizada pela agência iThink na forma do Vivo Pass, proporcionando experiências com a marca com intensidade tal que certamente servirá de inspiração para outras iniciativas no uso do NFC no Brasil. Assista:

O Mobile Marketing vem crescendo cada vez mais, com diversos sistemas operacionais para smartphones, tecnologias vestíveis de diversos formatos e as mais diversas formas de conexão de dados, como SMS, bluetooth, infravermelho e outras. Em nossa opinião, o NFC já vem mostrando resultados admiráveis e talvez se torne a tecnologia consolidada para a conexão phygital do futuro próximo.

Veja mais sobre Mobile Marketing em:

A Ciranda de Blogs é um projeto independente com o intuito de unir blogueiros de comunicação para refletir sobre alguns temas da nossa área. Conheça mais sobre o projeto em nossa Fanpage e faça parte dessa Ciranda.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail