Primavera das Marcas

Posted on: Tuesday, Jul 2, 2013

Novo post do Periskópio para a Ciranda de Blogs, projeto que busca fomentar a área de comunicação com diversos pontos de vista a cerca de um mesmo assunto. Essa semana o tema é Marketing de Causa.

Nas últimas semanas, o Brasil tem passado por manifestações públicas de repúdio a certas medidas políticas e também em busca da conquista de direitos e mais coerência em diversos âmbitos sociopolíticos brasileiros. Como o Freaky Brain bem mostrou, às vezes uma campanha publicitária que pretendia algo simples ligado a seu consumo e a um insight “inocente”, o movimento de groundswelling é capaz de redefinir uma campanha para que ela se torne, querendo ou não, apoiadora de uma causa social – caso da Fiat e sua hashtag #vemprarua.

O ideal, porém, é que marcas se assumam não apenas como diferenciadoras de produtos da mesma categoria, mas também diferenciadoras de propósito: cada marca tem uma função social (ou deveria ter uma) que inspira e auxilia o mundo a ser um lugar melhor para se viver, consumindo ou não o produto da marca – de forma alguma as marcas deveriam assumir o mesmo propósito vago e defendê-lo como se fosse original ou alcançável, marcas não se candidatam a Miss America (vale relembrar a cena) ou Miss Universo!

O primeiro exemplo de marca que assumiu um propósito interessantíssimo e perfeitamente alcançável foi a SOS Mata Atlântica, com sua campanha Xixi no Banho. Relembre:

O Xixi no Banho ganhou prêmio em Cannes (muito merecido, por sinal). Outro vencedor de prêmio em Cannes, de 2013, foi a campanha Dumb Ways To Die, do Metrô da Austrália. Assista abaixo ao case:

Mas um filme muito emotivo que define muito bem sua causa assumida e inspira pessoas a buscarem o bem maior é a recente campanha da Lifebuoy Help a Child Reach 5. Vale muito a pena assistir:

Seja uma ong como a SOS Mata Atlântica, uma empresa de trens metropolitanos ou uma fabricante de sabonetes, toda marca deve defender seu propósito e entender seu lugar no mundo, não apenas seu lugar na gôndola.

Veja mais sobre Marketing de Causa e das atuais manifestações no Brasil em:

A Ciranda de Blogs é um projeto independente com o intuito de unir blogueiros de comunicação para refletir sobre alguns temas da nossa área. Conheça mais sobre o projeto em nossa Fanpage e faça parte dessa Ciranda.

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