A convergência que vem de dentro?

Posted on: Wednesday, Jun 5, 2013

Primeiro post do Periskópio para a Ciranda de Blogs, projeto que busca fomentar a área de comunicação com diversos pontos de vista a cerca de um mesmo assunto. Essa semana o tema é convergência midiática.

Esta semana começou a #CirandaBlogs, projeto conjunto envolvendo todos os blogs de comunicação interessados, com o tema inicial sendo a Convergência. Então, o Periskópio dará sua opinião sobre o assunto.

A primeira questão, inclusive a mais óbvia, é: convergência do quê? É estranho ver os processos criativos em que não se pensa naquele conceito transposto para todo e qualquer canal disponível para a verba e a adequação de público e marca do anunciante. Enquanto a população consumidora já está convergindo seus meios de comunicação, as marcas ainda não arriscam suas verbas com tanta desenvoltura quanto seu próprio target, e suas agências algumas vezes sabem tão pouco quanto seu próprio cliente anunciante.

Não é de hoje que se ouve que fulano passou a gerir a área de Convergência de tal agência, que departamentos de Criação Online têm suas equipes fundidas à Criação Off-line, que o advento do messiânico Creative Technologist fechará a sagrada trindade da nova comunicação convergida. Mas como funciona exatamente este departamento em uma agência de comunicação?

Moa Netto, diretor de criação da NBS, disse em entrevista que “é importante que qualquer criativo que atue em propaganda exercite sua criatividade nas áreas em que ainda não atua. Quem veio da mídia digital tem que aprender a contar histórias com bons conceitos que possam ser apenas assistidas pelo consumidor, enquanto os que tem mais experiência em criar para revista e televisão precisam treinar seu pensamento para criar histórias das quais o espectador possa participar”. Para ele, o principal fator no processo criativo que segrega as equipes online e off-line está na geração do protagonista: quem age pela marca e quem a assiste.

Em 2011, Ricardo Cavallini (autor do ótimo livro Onipresente) foi definido como VP de Convergência da WMcCann e deu uma entrevista para a Jovem Pan online exatamente sobre sua entrada e seus objetivos de integração das equipes em prol de uma comunicação voltada à convergência dos meios:

Por mais inusitado que pareça um departamento de convergência em busca de unificação do pensamento das equipes, a sensação é de que ainda existe uma resistência de ambas as “linhas” (tanto a on como a off) para a integração verdadeira, exigindo a presença destes especialistas de Convergência (que vieram de tudo quanto é origem: Planejamento, Criação Digital, Mídia, Novos Negócios…) para manter a cola criativa das agências.

Não deixe de ler mais sobre convergência com:

Convergindo da Sala de Estar para a Rede Social

O melhor da convergência está por vir!

A convergência midiática ao contrário

Convergente: como toda estratégia de marketing deveria ser

VW: Convergências de mídias em apenas um aplicativo.

A Ciranda de Blogs é um projeto independente com o intuito de unir blogueiros de comunicação para refletir sobre alguns temas da nossa área. Conheça mais sobre o projeto em nossa Fanpage e faça parte dessa Ciranda.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail